quarta-feira, 8 de julho de 2020



Opinião
[texto publicado no Diário de Aveiro no dia 11mar20]


O Porto de Aveiro e o Resto
- Que Futuro?



PLATAFORMAcidades no Diário de Aveiro

Pompílio Souto (*)

Arquiteto; Urban Designer; ex-Docente Universitário



1.
O Porto de Aveiro e a Ferrovia que o serve e liga à europa, constituem estrangulamentos muito sérios não só ao desenvolvimento, mas também, à manutenção das operações de algumas empresas e comunidades, quer na Cidade-região de Aveiro, quer naquela outra, bastante mais vasta, que esta polariza no litoral.
            Isso mesmo foi uma vez mais sublinhado por cidadãos, especialistas, empresas e outras entidades que temos envolvido quer no Encontro de Cidadãos da Cidade-região de Aveiro, quer no desenvolvimento da Agenda Cidadã 2030 que dele resultou (*1).

2.
Para o Porto, Ferrovia e Ria de Aveiro estarão equacionados e previstos planos e projetos de grande relevância, conforme foi recentemente sublinhado, quer pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos e Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações Alberto Souto de Miranda, quer pelo Ministro do Ambiente e Transição Energética João Pedro Matos Fernandes (*1).
            Tais propósitos são congruentes com o essencial das reivindicações que a PLATAFORMAcidades oportunamente fez após o estudo do PNPOT – Programa Nacional da Política do Ordenamento do Território –, (*1) mas alargando-lhes o âmbito e a dimensão estratégica – o que é muito importante.
_         Mas será que, tais propósitos e iniciativas darão as respostas adequadas aos referidos estrangulamentos e a outros problemas e oportunidades de natureza ambiental, económica e socioculturais centrados nas ditas infraestruturas, na laguna e territórios envolventes, e simultaneamente
_         Assumindo-se como uma oportunidade, talvez única, para integrar numa mesma estratégia, plano e operação, o desenvolvimento e sustentabilidade do Porto, da Ria, do Baixo Vouga Lagunar e da "nossa" ligação de futuro à Europa: a ferrovia?
_         E se sim, como e quando?

3.
Neste quadro, supomos decisivo que nos alinhássemos no que nos une e nos organizássemos na promoção do que considerássemos estratégico para o desenvolvimento sustentável da região e das suas comunidades.

         a)        Nesse sentido, e considerando essencial aumentar a congruência operativa e a identidade da Cidade-região de Aveiro e das entidades que esta polariza no litoral, a PLATAFORMAcidades vai promover uma "Conferência e Debate" – "Aveiro Multipolar; um Modelo e um Projeto " –, com vista a identificar as circunstâncias e os fatores que as podem promover.

         b)       Paralelamente a PLATAFORMAcidades está a dinamizar a realização, quer de uma (i) "Iniciativa de Participação Pública" que visa a "Identificação e Debate de Oportunidades e Problemas do Porto & Ferrovia, Ria & Baixo Vouga Lagunar de Aveiro", quer de um (ii) "Encontro de Entidades" com o propósito de melhor perceber como e quando tem o governo em vista responder às necessidades e anseios das comunidades e empresas a quem mais interessa o "Porto de Aveiro – Infraestrutura e Território: Que Futuro(s)? "


4.
Assim, no âmbito da referida "Iniciativa de Participação Pública" apelamos aos Cidadãos que participem, para já, enviando-nos os seus contributos para «plataformacidades.op@gmail.com». Apelamos também aos Colunistas e Blogues que, nos respetivos espaços de intervenção, se interessem pelo objeto desta iniciativa. Apelamos, finalmente, à Comunicação Social que acolha, promova e divulgue o "Debate Que Se Impõe" sobre este tema.
            Os Problemas existem e as Oportunidades também; o Pensamento e a Voz dos Cidadãos não serão irrelevantes!
            Mas isso também depende de nós, obviamente.

Texto da responsabilidade de (*) Pompílio Souto, Coordenador da PLATAFORMAcidades; grupo de reflexão cívica | Veja outros textos desta série no Blogue Plataforma Cidades || Contacte-nos: plataformacidades.op@gmail.com

Sem comentários: