sexta-feira, 27 de abril de 2018




Semana PEDUCA
Viva a Cidade _ Ligação Ciclável Estação da CP-UA

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            A sessão Viva a Cidade, da Semana PEDUCA (*1), fez-se na Universidade de Aveiro, sendo apresentada a Ligação Ciclável Estação da CP - UA".


1.
            A Universidade é muito importante para Aveiro. As Reitorias têm sido medalhadas pela Autarquia e, mais importante, sempre muito respeitadas pelos Cidadãos.
            As relações da Academia com os Cidadãos são boas e profícuas, com vantagem para estes, salvo se forem "praxes e festas associadas" ou "participações mais técnicas do que científicas" em projetos urbanos de fácil escrutínio público.
            A existência e funcionamento do Campus aproveitam à Cidade, mas exigem-lhe muito e, por vezes demais, por insuficiência de ponderação estratégica.
                       
            Centrando-nos no objeto desta crónica – "mobilidade ciclável" e "projetos urbanos", nos quais a CMA envolve a UA –, sabe-se do "conhecimento" existente na UA, mas sublinham-se, também, a controvérsia e contestação de desempenhos e resultados: vejam-se o PCI (*2), Parque da Sustentabilidade e PEDUCA, p.e
            A "mobilidade" – como tema de investigação e intervenção da Universidade, em Aveiro – aparenta não vir resolver o essencial dos problemas associados ao acesso e parqueamento de milhares de carros e autocarros que a UA traz diariamente à cidade.
                       
            Ou seja, quando a CMA e UA se juntam em "projetos de investigação aplicada", parece haver alguma (pontual?) falta de apreço da Autarquia pelo trabalho produzido (*3), ou uma (óbvia) falta de congruência operativa entre elas, como é o caso desta "Ligação Ciclável".

2.
Na apresentação da Ligação Ciclável CP – UA o Presidente da Câmara informou estarem previstos três trajetos: um pela Av. ª Lourenço Peixinho; outro pela Av.ª S.ta Joana e o terceiro Junto à Linha dos CF.
Este último – que é o prioritário para a CMA – e que é objeto de trabalho de uma (pouco competente) Empresa por ela contratada, é aquele que os presentes, na apresentação – Núcleo da Bicicleta da AAUAV, Ciclaveiro e Outros – consideram menos urgente e adequado, enfermando até, de graves omissões e erros devidamente identificados.

3.
Dada a relativização que a Câmara faz desta argumentação e dada a aparente passividade institucional da UA perante isso, teme-se que não seja reconhecido por quem decide "a enorme importância e pertinência das críticas formuladas" e sublinha-se que seria inaceitável "que não se agisse em conformidade".

Repensar a estratégia de intervenção, a prioridade enunciada e desenhar bem o necessário (*4) – envolvendo quem objetivamente mais sabe sobre o assunto (*5) – é, meus caros, imprescindível ao bom nome dos envolvidos, ao bom governo da cidade e à sua qualidade de vida.


(*1)               debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro
                        http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402
(*2)               Parque de Ciência e Inovação
(*3)               O abandono do Projeto da Av.ª Lourenço Peixinho, feito pela UA, p.e
(*4)               Que é, sublinhe-se, muito mais do que a Ciclovia
(*5)               Que, neste caso é a UA, mas também, a Ciclaveiro, p.e

Pompílio Souto | 31_semPED LCi [15abr18]   http://pompiliosouto.blogspot.pt/

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