sexta-feira, 6 de abril de 2018

SEMANA P.E.D.U.C.A | 17 A 23 MARÇO DE 2018


Semana PEDUCA
como a vivi e o que farei com isso

1.
É bom que a Câmara de Aveiro tenha lançado o PEDUCA – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro –, sendo igualmente bom que tenha promovido a Semana PEDUCA, que constituiu, de facto, um Ponto de Situação Pública do estado dos Projetos de Reabilitação Urbana nele incluídos (*1).

Sublinhe-se, entretanto, que esta iniciativa de divulgar e debater publicamente os referidos Projetos, apesar de obrigatória, teve uma oportunidade e um carater que se saúdam.

Promoveram-se reuniões gerais e específicas, estas nos locais objeto de estudo e projeto, envolvendo interessados e, sobretudo, as respetivas comunidades, tendo sido muito útil a grande disponibilidade dos técnicos da autarquia, e essencial à boa compreensão dos trabalhos, a participação e esclarecimentos do Presidente da Câmara Municipal.

2.
Participei em quase todas as sessões públicas realizadas nesta Semana PEDUCA, o que me deu a conhecer, quer os Programas Base da grande maioria dos Projetos, quer a postura e desempenho dos respetivos Promotores, Projetistas e Cidadãos participantes.
Este conhecimento permite-me ter uma ideia (mais) clara do que tais Projetos representam para a Cidade e do tipo de prestação que a Autarquia, e os demais atores, intentam assumir na valorização sustentada da sua qualidade de vida.

Com isto atrevi-me a considerar que seria útil divulgar as dúvidas e certezas com que fiquei, bem como as sugestões que me parecem oportunas, independentemente dos timings dos Projetos e Propósitos de quem, direta ou indiretamente, nos governa a Cidade.

3.
Antecipando que seja muito subjetiva a eficácia deste meu contributo, assumo que valha a pena (sobretudo se outros também se envolverem para que, sobre o PEDUCA, não se conheçam apenas os pontos de vista e propostas do Pompílio).

Começarei por fazer uma síntese da Semana PEDUCA; depois, relativamente a cada um dos Projetos, indicarei o que retive do que foi mostrado e direi o que penso sobre isso, identificando virtualidade, omissões e erros, não deixando, obviamente, de assinalar a eventual indispensabilidade de outros trabalhos, posturas ou iniciativas.


Até amanhã, outra vez aqui, com mais cerca de 2300 carateres: - Agradeço a disponibilidade (do Jornal e vossa, obviamente)

Pompílio Souto | 21_semPED Int [02abr18]

Sem comentários: