domingo, 15 de abril de 2018




Semana PEDUCA
Investimentos Privados

            pp
            Continuando com a Semana PEDUCA (*1) – debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro – vejamos, hoje, que investimentos são estes.

1.
A "secção II – Investimentos Privados", da Conferência PEDUCA, foi introduzida por Filipe Teles da Universidade de Aveiro, não tendo eu percebido a razão de ser disso, mas há-de ser boa para as partes e espera-se que boa, também, para a Cidade.
Os investidores apresentaram os respetivos projetos – Reabilitação do Centro Coordenador de Transportes; Trofa Saúde Hospital em, Aveiro; Forneria 1870 –, os primeiros na Forca, entre a Estação e a Rotunda do Rato e o terceiro, no antigo Matadouro, no Albói.

Aveiro vai ter, finalmente, um Centro Coordenador de Transporte: – Boa! Que promete, ainda, contribuir para acabar com o "granel d'autocarros a esmo por aí…"– Ótimo!. Aveiro vai ter, também, um "hospital" bem localizado, com um projeto e vocação claros. Mas é privado…; também serve, mas preferia tais virtudes nos da rede pública (hospital & centros de saúde) que temos. Aveiro tem agora, pela mão do senhor Américo, bom bife (com boa música a cavalo) e boa vista com boa vizinhança, no Albói.

2.
É muito promissor o que se está a fazer e prevê para a Forca, entre o Caminho-de-ferro e a EN109.
>          Esse "naco de espaço rural"; o que nele se faça e como seja feito, são "estratégicos" (*2) para a consolidação e bom funcionamento da Cidade tradicional e para as suas relações com Esgueira e Freguesias a nascente.
>          O "eixo Norte-Sul", da nacional 109, precisa de um Projeto de Reabilitação do tipo daquele que haveria de estar a ser feito para a Avenida Lourenço Peixinho. A "Ratunda" não funciona: é uma ratoeira: – Que raio! Ou não tem raio p'ra tantas entradas, ou mais do c'as qu'o raio permite (isso até eu sei…).
21.
Para este "eixo", o Arq.to José Prata, fez no tempo de Celso Santos e Fernado Nogueira, um trabalho. Transformar-se-ia um "desperdício" em proveito se o re-discutíssemos.
22.
Também no Albói, a propósito do presente e do futuro, quer do Bairro, quer do ex-Matadouro, ex-Hangar e outros "EXs" por resolver, e "PROs" por vir, parece que seria de "bom-tom" e saudável, re-discutir o Plano Polis, antes de o mandar às ortigas.

3.
Este "novo-riquismo", ou "leviandade", de saltitar de plano em plano, de projeto em plano, ou de plano em projeto, desbaratando dinheiro, recursos e competências, é inaceitável numa sociedade adulta. Planear, construir e viver a Cidade é um "processo coletivo" que carece, tanto de projeto, registo e avaliação, como de determinação esclarecida, vontade partilhada e experimentação coletiva.

Para a próxima: os projetos PEDUCA - "Viva a Cidade"

(*1)               http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402
(*2)               coisa que – infelizmente -, o PEDUCA não tem apesar da designação – "plano estratégico de desenvolvimento (…)"

Pompílio Souto | 26_semPED pPr [08abr18]


Sem comentários: