quarta-feira, 25 de abril de 2018




Semana PEDUCA
Viva a Cidade _ Rua Verde

            pp
            Nesta sessão Viva a Cidade da Semana PEDUCA (*1), apresentou-se, o "Projeto Rua Verde" - proposta de cidadãos.

            "só nos desenvolvemos quando conversamos uns com os outros" (…)
.           Esta é a razão maior desta iniciativa, que deu no Projeto que será, do ponto de vista cívico e sociocultura, o mais interessante dos que vi apresentados por Cidadãos na Semana PEDUCA.

Em termos urbanísticos o que se propõe é oportuno, faz sentido e é, tecnicamente sustentável. Espero que com a liderança – competente e meiga – da Sãozinha e da Júlia (que me perdoarão a familiaridade do trato); com o continuado envolvimento dos moradores; com o empenho da autarquia e o incentivo de todos nós, a obra se faça e a iniciativa cresça.

1.
Os da Rua Cândido dos Reis, que liga a Estação dos CF ao Quartel, organizaram-se, discutiram e identificaram coisas que poderiam ajudar a "pintar de verde o espaço onde vivem".
– Isto porque "o verde é esperança e vida e sustentabilidade". Isto porque, tais coisas transformariam num gosto e benefício o encontro entre pessoas "que, assim, partilhariam as coisas boas é más do dia-a-dia, como fazem os vizinhos", dizem.

Limpar e arrumar o espaço público: dar mais passeio ao caminho de tudo, mas sobretudo do estar & devaneio, que faz uma boa parte das nossas vidas.
Claro que também é preciso, p.e melhorar a recolha de lixos e acabar com os "ex-Caima", parados, motores em marcha, dormindo (o sono dos in-justos) enquanto poluem e infernizam a vida que aqui se faz.

Aproveitar um "vazio municipal" [não para tomar o poder, q'uesse t'á na mão de quem ganhou as eleições e por isso tem direito (não "divino", Sr. Presidente) a "exercê-lo governando e (sobretudo) fazendo", tal como não se cansa de avisar o Eng. Ribau Esteves]; aproveitar o "vazio municipal urbano" dizia eu, para que aí se constituísse um "espaço de estar e interagir". Boa!
Mais coisa menos coisa, parece ter-se concluído que sim: - Parabéns aos envolvidos (Moradores; Autarquia e nós, s.f.f).

2.
A Rua Cândido dos Reis tem dois troços distintos: um próximo da Estação da CP e outro desde o cruzamento com a Rua de Viseu até ao Quartel.
.           Ora, no projeto da Câmara em execução para o primeiro, é imperioso que se obviem os "desertos de afeto e lugar" típicos das vizinhanças de Estações de CF, ganhando os moradores para isso e começando, desde logo, por enxotasse os "ex-Caima" infernizantes.
.           Quanto ao segundo, para onde se pede a "praceta do estar dos vizinhos", que tem desenho pacífico, talvez fosse de ir mais longe, até à Viela do Canto e daí à Av.ª da Força Aérea, nas Barrocas onde um mau Plano gerou problemas graves, nomeadamente de estacionamento.
            É que assim fazendo, ao atravessar o quarteirão, talvez se descobrissem as frentes ativas e os lugares de estar e de estacionar, que por aí fazem imensa falta.

Seria "uma lança em áfrica" com imprevistas vantagens nas Barrocas e Aveiro, claro.
– 'bora?


(*1)               debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro
                        http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402

Pompílio Souto | 30_semPED rVe [14abr18]   http://pompiliosouto.blogspot.pt/

-

Sem comentários: