quinta-feira, 19 de abril de 2018




Semana PEDUCA
Viva a Cidade _ Projetos Bairro do Liceu

            pp
            Estes Projetos Viva a Cidade (*0), apresentados na Semana PEDUCA (*1), incluem: uma Mini Biblioteca e um Parque Infantil da Bicicleta, que são propostas dos cidadãos.

1.
As ideias que os projetos pretendem materializar são interessantes e bem-vindas, mas o resto é um desastre.
                11.
            Os projetos são para o Bairro do Liceu, mas os proponentes não são de lá nem sequer o conhece bem. Quem os propôs não apareceu para os apresentar. A assessoria técnica autárquica não foi boa desta vez, sendo má (sobretudo) na justificação da sua localização e razoabilidade.
                12.
            A Mini Biblioteca é do tipo "quiosque com serviço de levar & trazer", como a de Santiago. O Parque Infantil da Bicicleta é, de facto, uma escola de condução de bicicletas para crianças. O local previsto para estes equipamentos é o extremo nascente do Bairro do Liceu, próximo do caminho-de-ferro.
                13.
            Livros, bicicletas e espaços urbanos "desocupados" dão sempre jeito: servem para justificar o que se diga que promove o seu uso, p.e. "Cai bem", é verdade, mas cuidado com o "refluxo".
            E não, meus caros. Os projetos também não servem, nem chegam, para se constituir o que supostamente justificaria a coisa: uma Nova Centralidade" ("minha nossa… Nem parece vosso").

2.
No Bairro do Liceu identificam-se três fases, diversas nos modelos urbanos e arquitetónicos, no tipo de pessoas que os habitam e usam e, também, nas vantagens e problemas que as caraterizam.
                21.
            Cingindo-me à especificidade dos projetos, sua localização e destinatários, considero que, são "ideias" interessantes, para um "sítio" inapropriado, longe do dia-a-dia do respetivo público-alvo.
            Por outro lado, no Bairro, existem problemas carecidos de resolução urgente, para o que a Mini Biblioteca e as vantagens existentes, poderiam ser contributos importantes.
            Neste quadro seria incompreensível executar os Projetos em causa, só porque sim e não estudar o que agora se sugere, só porque não.
                22.
            Entre as duas Escolas - escondida pelas empenas (cegas) do Hotel Afonso V e (míopes) das Torres Vermelhas (*3), num Jardim cheio de esconsos - existe aquilo a que os alunos chamam "red zone". É, de facto, um espaço a precisar de ser "limpo, visível e utilizado por vários segmentos etários".

3.
A Mini Biblioteca – alimentada e gerida pelas das Escolas – vocacionado para alunos e residentes (maioritariamente cultos e com algum tempo livre, como é o caso); montada num espaço reabilitado (em parceria com os titulares dos estacionamentos em cave que existam), daria mais trabalho, talvez custasse algo mais mas,… o resto, eram só coisas boas (não eram?)

(*0)
(*1)
debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro
http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402
(*3),
Anos 70 - Arq.tos Carlos Loureiro e Luis Pádua Ramos)

Pompílio Souto | 28_semPED bLi [10abr18]



Sem comentários: