sexta-feira, 6 de abril de 2018


SEMANA P.E.D.U.C.A | 17 A 23 MARÇO DE 2018


Semana PEDUCA
uma síntese

            pp
            Ontem resumi a Semana PEDUCA (*1) – debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro – sublinhando o bom desempenho da Autarquia nas sessões e o mau noutros aspetos, prometendo uma Síntese sobre a iniciativa.
            Esta é a Síntese. Os comentários e contributos sobre os Projetos e sobre o que possa estar "esquecido" virão depois.

1.
Os Programas Base – indicação, pela Câmara ou Outros, do que, em cada caso, haveria de ser otimizado ou revertido –, são insuficientes ou desadequados implicando, quando assim é, o desbaratar de recursos e a criação de novos problemas, o que é mau.

Os Projetistas contratados fizeram, na generalidade, trabalho pouco qualificado. Talvez sirvam para cumprir os ditos Programas – o que é curto –, mas nalguns casos, nem para isso servem: – Há situações de manifesta incompetência técnica e funcional, o que é grave.

Os Cidadãos interessaram-se de forma desigual relativamente às propostas e aos debates, com participações fortes e abnegadas, mas também outras (ainda) muito centradas nos seus interesses particulares.
Mas é um princípio: caminhando todos faremos um melhor caminho… e caminhada.

2.
Dentre os promotores e participantes – onde se incluem privados (*2) com propostas interessantes –, não se percebe o papel e desempenho da Universidade.
Para além de intervenções técnicas em sessão específica, o que terá sido bom, introduziu os (referidos) "Investimentos Privados" e, coisa ainda mais estranha, institucionalmente nada disse no debate da "Ligação Ciclável Estação da CP – UA" quando, o seu grupo de trabalho nesta área sustentou importantes críticas a tal Projeto, como se nada tivesse a ver com ele. Será que só na altura "realizou" que não se revia no trabalho da casa, ou preferiu "amouchar"? Era importante que se reconhecesse a enorme pertinência das críticas formuladas e se agisse em conformidade.

3.
Entretanto, independentemente dos méritos do Plano (*3) e Projetos de que estamos a falar – que os têm –, há outras situações que não podemos permitir que se assumam "resolvidas" ou esquecidas.
Dir-se-á que já não estão em discussão pública ou que um momento de participação pública dedicada já não se justifica.
Discordo.
Primeiro a discussão pública da vida e obra da Cidade é condição inalienável de Cidadania e a participação pública não é benesse de um qualquer edital: é uma condição necessária ao bom governo da coisa pública e intrínseca da construção coletiva que a Cidade sempre é.

Voltaremos com os "comentário e contributos" sobre os Projetos: – Até amanhã.

(*1)
http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402

Pompílio Souto | 22_semPED Sin [03abr18]


Sem comentários: