sábado, 28 de dezembro de 2019


                                                                                                                                                                                        
Opinião
[texto publicado no Diário de Aveiro no dia 18dez19]


Qualificar e Reter
um objetivo estratégico da cidade e cidade-região


PLATAFORMAcidades no Diário de Aveiro


                                         
Helena Nazaré                                              Pompílio Souto
Ex-Reitora da Universidade de Aveiro                Arquiteto


1.
A indispensabilidade e urgência de qualificar e reter a mão-de-obra e os quadros de que dispomos e os muitos outros que formamos e atraímos é uma questão estruturante da Agenda Cidadão 2030 subscrita por nós, pelo Presidente da Câmara e pelo Reitor da Universidade.
Era indispensável que assim também fosse assumida, quer pelas demais entidades essenciais à "melhoria da vida" na Cidade-região de Aveiro (1), quer por todos nós cidadãos.
É que todos estamos a falhar nisso, assim prejudicando o nosso presente comprometendo o nosso futuro.

A relevância disso e o que decididamente pode ajudar a reverter a situação foi-nos apresentado pela Plataformista Helena Nazaré (ex-Reitora da UA), e está extensivamente publicado e comentado no nosso Blogue (2).

2.
É básico dispor de Habitação e Alojamento – local e estudantil –, de tipomorfogias adequadas, acessíveis no preço, na relação com a "urbanidade central" e com o local de trabalho. Depois é indispensável um bom "contexto de Bem-estar e Saúde", seja na segurança e aprazibilidade dos lugares e na promoção da saúde", seja na fiabilidade e disponibilidade dos serviços de saúde. Complementarmente há que disponibilizar "Educação e Formação" com "valores e ao longo da vida", assentes em Projetos Educativos claros, diferenciados mas complementares, potenciadores das humanidades e da criatividade (3) e responsivos face às necessidades do tecido empresarial (4).
Finalmente precisamos de lugares e bairros, unidades e espaços urbanos apropriáveis pelas respetivas comunidades, sustentáveis, amigos do ambiente e, nalguns casos, cheios de vida (algo) sofisticada.

3.
As famílias – o seu bem-estar e felicidade – são críticas, bem como a respetiva "imagem" e a sua divulgação como uma "marca": a nossa. O custo de vida, os níveis salariais e as oportunidades de crescimento, neles e numa carreia, não podem continuar a ser como são.

Em quase tudo o que se disse e no que lhe subjaz, outros já vão muito à nossa frente:
- É tempo de nos unirmos em torno do que temos de bom e especifico, otimizando-o e (re)fazendo-o para quem cá está, e para o tornar apelativo junto de quem nos falta (4).

Supomos que os cidadãos estão nessa e nela vão continuar. Nós voltaremos com detalhes e propostas, esperando pelos vossos em «plataformacidades.op@gmail.com».

(1),          Ver         http://plataformacidades.blogspot.com/
(2),          Com alguns "Bilingues" e "CLIL – aprendizagem integrada de conteúdos e língua"
(3),          Coisas a estudar…

Texto da responsabilidade de (*) Helena Nazaré e Pompílio Souto da PLATAFORMAcidades; grupo de reflexão cívica

PLATAFORMAcidades _ grc | coordenador, Pompílio Souto || grT 05-NEWs | coordenação; Ângela Fernandes || plataformacidades.op@gmail.com
cz20 11a _PLAcid DA [18dez19] [PSeHN] QuaRet [blg]

Sem comentários: