sábado, 28 de dezembro de 2019




[A Ampliação do Hospital]

Resposta à Informação Pública da CMA, UA e CHBV

1)
É positivo que as três entidades envolvidas no processo de Ampliação do Hospital Infante D. Pedro (no quadro do CHBV - Centro Hospitalar do Baixo Vouga) e na construção de um Centro Académico Clínico a ele associado (*1) tenham "prestado uma informação pública (…) sobre essa decisão".

É positivo, também o tom adotado e compreensível a enfatização dos apoios institucionais existentes em favor dessa "operação".


2)
Pena é que tal "informação" não responda a nenhuma das "questões objetivas" colocadas no texto a que ela pretende responder (*2) e isso – lamento sublinhar – não me parece razoável, nem me deixa descansado (desculpem a "presunção"):

   i. Não me parece razoável que uma decisão desta natureza, dimensão e impacto, formalizada há mais de três anos, ainda não seja explicitada em planos e projetos que nos sejam apresentados e nos ganhem, a todos, "para o que, assim, de facto conheceríamos";

   ii. Não me deixa descansado porque já vi "unanimidades similares" alicerçadas em "ambições pertinentes", infelizmente assumidas em projetos mal vindos, mal feitos ou inconsequentes.

Finalmente, não questiono legitimidades democráticas mas também não me perturba contraditá-las civilizadamente, sustentado em competências e conhecimento adquiridos, tudo num quadro de "responsabilidade social e cívica" que assumo – e que não é de hoje.

3)
Suponho já ter dito o que, por agora, se impunha sobre este assunto, e fico à espera, ou das respostas ao que de facto se pediu – "os estudos e projetos que sustentem a bondade do que se pretende (…) –, ou da avaliação que um dia se fará desta "operação" e dos desempenhos e reações que ela suscitou.

Espero, como sempre vinquei, que – independentemente do que quer que seja – se faça no Hospital, CHBV e UA – o necessário para responder – e bem – à promoção da Saúde, às necessidades dos doentes e à atratividade dos bons profissionais de que todos precisamos.


(*1), Câmara Municipal de Aveiro (CMA); Universidade de Aveiro (UA); Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV)
(*2), "Apelo" do signatário disponível acima

Aveiro 15dez19



Informação pública sobre a ampliação do Hospital de Aveiro(CHBV, CMA e UA)

Extrato feito por Pompílio Souto

11 Dezembro, 2019

A Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), o Reitor da Universidade de Aveiro (UA) e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), tendo em consideração um texto tornado público da autoria do Arq. Pompílio Souto, que vem tentar colocar em causa a opção destas três entidades em proceder à ampliação e à qualificação do Hospital Infante D. Pedro, no quadro do CHBV, entendem pertinente prestar uma informação pública, clara e sucinta sobre esta decisão já formalizada em outubro de 2016 e na qual temos vindo a trabalhar de forma empenhada e intensa, com o devido envolvimento do Governo de Portugal, da Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Centro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


(…)
A necessidade objetiva há muitos anos sentida de ampliar e qualificar o Hospital Infante D. Pedro, criando condições de base para a atualização dos seus serviços no quadro do CHBV, o devido enquadramento viário e urbano da área da sua implantação, a proximidade ao campus da UA, o apoio político de largo espetro manifestado em posições formais por várias forças políticas da esfera do governo local e da oposição, o compromisso formal assumido entre as partes para que este objetivo se concretize com base em muito trabalho de análise técnica de necessidade, de sustentabilidade, de pertinência e de urgência, estão na base do trabalho que estamos a realizar de forma a podermos concretizar este importante objetivo no mais curto espaço de tempo possível, visando garantir uma prestação de serviços hospitalares à População da Região de Aveiro, com consistência e proximidade, apostando na elevação da sua capacidade técnica, diversidade e especialização de serviços e qualidade.
(…)
Reiteramos publicamente o empenhamento das entidades envolvidas em concretizar este importante e prioritário objetivo de ampliar e qualificar o Hospital Infante D. Pedro no âmbito do CHBV, a bem da qualidade de vida dos Cidadãos.

Margarida França, Presidente do Conselho de Administração do CHBV
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA
José Ribau Esteves, Presidente da CMA


Sem comentários: