Semana
PEDUCA
Viva a Cidade _ Ligação
Ciclável Estação da CP-UA
pp
A
sessão Viva a Cidade, da Semana PEDUCA (*1), fez-se na Universidade de Aveiro, sendo
apresentada a Ligação Ciclável Estação da CP - UA".
1.
A
Universidade é muito importante para Aveiro. As Reitorias têm sido medalhadas
pela Autarquia e, mais importante, sempre muito respeitadas pelos Cidadãos.
As
relações da Academia com os Cidadãos são boas e profícuas, com vantagem para
estes, salvo se forem "praxes e festas associadas" ou
"participações mais técnicas do que científicas" em projetos urbanos
de fácil escrutínio público.
A
existência e funcionamento do Campus aproveitam à Cidade, mas exigem-lhe muito
e, por vezes demais, por insuficiência de ponderação estratégica.
Centrando-nos
no objeto desta crónica – "mobilidade ciclável" e "projetos
urbanos", nos quais a CMA envolve a UA –, sabe-se do "conhecimento"
existente na UA, mas sublinham-se, também, a controvérsia e contestação de
desempenhos e resultados: vejam-se o PCI (*2), Parque da Sustentabilidade e
PEDUCA, p.e
A
"mobilidade" – como tema de investigação e intervenção da
Universidade, em Aveiro – aparenta não vir resolver o essencial dos problemas
associados ao acesso e parqueamento de milhares de carros e autocarros que a UA
traz diariamente à cidade.
Ou
seja, quando a CMA e UA se juntam em "projetos de investigação
aplicada", parece haver alguma (pontual?) falta de apreço da Autarquia pelo
trabalho produzido (*3), ou uma (óbvia) falta de congruência operativa entre
elas, como é o caso desta "Ligação Ciclável".
2.
Na
apresentação da Ligação Ciclável CP – UA o Presidente da Câmara informou estarem
previstos três trajetos: um pela Av. ª Lourenço Peixinho; outro pela Av.ª S.ta
Joana e o terceiro Junto à Linha dos CF.
Este
último – que é o prioritário para a CMA – e que é objeto de trabalho de uma
(pouco competente) Empresa por ela contratada, é aquele que os presentes, na
apresentação – Núcleo da Bicicleta da AAUAV, Ciclaveiro e Outros – consideram
menos urgente e adequado, enfermando até, de graves omissões e erros
devidamente identificados.
3.
Dada a
relativização que a Câmara faz desta argumentação e dada a aparente passividade
institucional da UA perante isso, teme-se que não seja reconhecido por quem
decide "a enorme importância e
pertinência das críticas formuladas" e sublinha-se que seria inaceitável
"que não se agisse em conformidade".
Repensar a estratégia de
intervenção, a prioridade enunciada e desenhar bem o necessário (*4) –
envolvendo quem objetivamente mais sabe sobre o assunto (*5) – é, meus caros, imprescindível
ao bom nome dos envolvidos, ao bom governo da cidade e à sua qualidade de vida.
(*1) debate de Projetos de
Reabilitação Urbana, em Aveiro
http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402
(*2) Parque de Ciência e Inovação
(*3) O abandono do Projeto da Av.ª
Lourenço Peixinho, feito pela UA, p.e
(*4) Que é, sublinhe-se, muito mais do
que a Ciclovia
(*5) Que, neste caso é a UA, mas
também, a Ciclaveiro, p.e
Pompílio Souto | 31_semPED LCi
[15abr18] http://pompiliosouto.blogspot.pt/
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