Semana
PEDUCA
o Parque de
Estacionamento de Apoio à Intermodalidade
pp
Sobre
este outro Projeto da Semana PEDUCA (*1) – debate de Projetos de Reabilitação
Urbana, em Aveiro – vale a pena ter em conta pelo menos o que sege.
1.
Aveiro não é, ainda, uma Cidade
Acessível. De facto, sendo a acessibilidade
de um lugar "medida" pela
facilidade, segurança e prazer com que os respetivos utilizadores lá chegam e o
usam ou fruem, bem como pelo bem e bom que retiram do(s) trajeto(s) então
feito(s), fácil é reconhecer que não estamos bem por aqui.
Se chegar a Aveiro não é difícil, "o
tanas" é quando, depois, precisamos de mudar de meio de transporte, fazer
trajetos na cidade, estacionar ou descansar e, sobretudo, andar a pé – que é
como acabam todos os trajetos, sempre.
Sim eu sei: a Cidade é aprazível e
não grande - mas é dispersa; é plana e oferece (muitos?) modos suaves de
circulação - mas o espaço público é difícil. Espaço público difícil? É,
obviamente, um eufemismo. Em Aveiro o espaço público é pensado em benefício do
automóvel e detrimento do peão, sendo, depois, executado e mantido em prejuízo
dos dois, ponto
2.
Construir um "Parque de Estacionamento
de Apoio à Intermodalidade" é, portanto uma boa notícia; fazê-lo
articulado com a Estação dos CF, o Centro Coordenador de Transportes (em
reabilitação), a (nova) Praça de Táxis, e os Terminais de Meios Turísticos e
Bugas, garantindo-lhe, ainda, ligação fácil às vias intraurbanas e autoestradas
é, claro uma muito boa notícia.
[Só
nos fica a faltar é um Cais; um Barco (à escala e sem a "vuvusela");
água limpa e um destino à medida, isto pressupondo que – agora, a partir do
novo Parque –, os passeios e passadeiras, os bancos e papeleiras, as árvores,
postes, postaletes e luminárias e tudo o resto, vai – organizada e
sistematicamente –, começar a "desenrolar-se cidade adentro" por entre
hossanas de todos nós - Ho meu Caro Senhor Presidente!]
3.
Serão quase 300 lugares de
estacionamento de longa duração para os vários meios e utilizadores, com
equipamentos de apoio, segurança e lazer. O Projeto, em fase inicial, suscita a
ponderação das coisas (sérias) acima e mais as seguintes.
A área do Parque de Estacionamento,
à superfície, é tão grande, tão bem localizada e tão vista que importaria
garantir-lhe versatilidade e condições
de evolução. Importaria, também, que
tivesse ligações cobertas aos equipamentos contíguos e finalmente, que fosse nem
o "altar do automóvel", nem um "terreiro atulhado de carros":
- Que fosse um "Parque". Pode ser?
Entretanto voltarei a propósito dos
"Investimentos Privados", no PEDUCA
(*1) http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402
Pompílio Souto | 25_semPED pEs
[07abr18] http://pompiliosouto.blogspot.pt/
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