sábado, 14 de abril de 2018




Semana PEDUCA
o Parque de Estacionamento de Apoio à Intermodalidade

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            Sobre este outro Projeto da Semana PEDUCA (*1) – debate de Projetos de Reabilitação Urbana, em Aveiro – vale a pena ter em conta pelo menos o que sege.

1.
Aveiro não é, ainda, uma Cidade Acessível. De facto, sendo a acessibilidade de um lugar "medida" pela facilidade, segurança e prazer com que os respetivos utilizadores lá chegam e o usam ou fruem, bem como pelo bem e bom que retiram do(s) trajeto(s) então feito(s), fácil é reconhecer que não estamos bem por aqui.

Se chegar a Aveiro não é difícil, "o tanas" é quando, depois, precisamos de mudar de meio de transporte, fazer trajetos na cidade, estacionar ou descansar e, sobretudo, andar a pé – que é como acabam todos os trajetos, sempre.

Sim eu sei: a Cidade é aprazível e não grande - mas é dispersa; é plana e oferece (muitos?) modos suaves de circulação - mas o espaço público é difícil. Espaço público difícil? É, obviamente, um eufemismo. Em Aveiro o espaço público é pensado em benefício do automóvel e detrimento do peão, sendo, depois, executado e mantido em prejuízo dos dois, ponto

2.
Construir um "Parque de Estacionamento de Apoio à Intermodalidade" é, portanto uma boa notícia; fazê-lo articulado com a Estação dos CF, o Centro Coordenador de Transportes (em reabilitação), a (nova) Praça de Táxis, e os Terminais de Meios Turísticos e Bugas, garantindo-lhe, ainda, ligação fácil às vias intraurbanas e autoestradas é, claro uma muito boa notícia.

[Só nos fica a faltar é um Cais; um Barco (à escala e sem a "vuvusela"); água limpa e um destino à medida, isto pressupondo que – agora, a partir do novo Parque –, os passeios e passadeiras, os bancos e papeleiras, as árvores, postes, postaletes e luminárias e tudo o resto, vai – organizada e sistematicamente –, começar a "desenrolar-se cidade adentro" por entre hossanas de todos nós - Ho meu Caro Senhor Presidente!]

3.
Serão quase 300 lugares de estacionamento de longa duração para os vários meios e utilizadores, com equipamentos de apoio, segurança e lazer. O Projeto, em fase inicial, suscita a ponderação das coisas (sérias) acima e mais as seguintes.

A área do Parque de Estacionamento, à superfície, é tão grande, tão bem localizada e tão vista que importaria garantir-lhe versatilidade e condições de evolução. Importaria, também, que tivesse ligações cobertas aos equipamentos contíguos e finalmente, que fosse nem o "altar do automóvel", nem um "terreiro atulhado de carros": - Que fosse um "Parque". Pode ser?

Entretanto voltarei a propósito dos "Investimentos Privados", no PEDUCA

(*1)               http://www.cm-aveiro.pt/www/templates/tabtemplate.aspx?id_class=3509&TM=2408S2591S3436S3509&SelectedTab=46402

Pompílio Souto | 25_semPED pEs [07abr18]   http://pompiliosouto.blogspot.pt/


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